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domingo, 23 de março de 2008

Oralidade e ensino da língua portuguesa

Caros colegas,

no nosso encontro do dia 14 de março de 2008 discutimos o papel da oralidade na formação da identidade do sujeito. Não cabe a nós professores de língua materna ensinarmos a falar,mas cabe a nós favorecermos a construção do discurso de cada um dos nossos alunos. Como cada um deles se pronuncia e anuncia com a fala e com o corpo o seu ser e estar no mundo.
Vimos também que não há nada de novo nessa discussão,mas há um fazer que ainda é incipiente na nossa prática pedagógica, e começamos juntos a pensar sobre o lugar da fala/discurso nas nossas salas de aula.
Precisamos sem dúvida, analisar o material didático que utilizamos e em que medida esses livros de fato proporcionam uma discussão,um pensar sobre o lugar do discurso e a construção da identidade nossa e dos nossos alunos. Quem dizemos que somos? Quem são nossos alunos, a partir do que dizem? Quem sou eu e quem é você?
Vejam o vídeo que disponibilizo aqui no blog e pensem um pouco sobre a palavra pronunciada.
Depois aprofundem o assunto e busquem leituras sobre isso.

beijo carinhoso

Rita

Um comentário:

Maurício Santos disse...

Concordo contigo quando afirmas que a oralidade auxilia no processo de construção da identidade dos sujeitos.É preciso construir estratégias que possibilitem aos educandos a oportunidade de falar e ser ouvido.Desta forma, é fundamental um trabalho de conscientização que busque a auto-afirmação dos discentes , por meio de seus discursos. Afinal, linguagem é poder e é papel da escola dar aos alunos mais esta ferramenta (competência discursiva) de crescimento individual. Parabéns pelo espaço interativo e visita meu blog. Abraços!

Como foi escolhido o livro didático que você trabalha?